Inovar-Auto também foi base das atividades da AEA

capa 3D_AEA 30 anos[1]

Seminários de Emissões, de Eletroeletrônica e de Segurança Veicular, simpósios internacionais de Engenharia Automotiva (SIMEA), de Combustíveis, de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos, além de cursos presenciais, online, in company, três premiações (Prêmio AEA de Meio Ambiente, Prêmio AEA Destaque Novos Engenheiros e Selo Conpet) e os trabalhos das Comissões Técnicas, envolvendo mais de 750 engenheiros e técnicos automotivos. Este foi o resultado das atividades da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva ao longo de 2014. Mas, como no ano passado, o Programa Inovar-Auto foi o centro das atividades da entidade.

Com a instituição do Inovar-Auto, em outubro de 2012, a diretoria executiva e as comissões técnicas da AEA passaram a pautar e dar prioridade a todos os temas relacionados ao programa, como  a classificação das atividades de P&D e engenharia, assim como temas ligados à segurança/qualidade veicular e às emissões veiculares. Em paralelo, a Associação Brasileira de Engenharia Automotiva reforçou os debates em torno dos temas de reciclagem veicular e renovação de frota.

A AEA, em 2014, destaca a evolução dos estudos do Grupo de Trabalho Especial de Inovação, relacionamento com a Latin NCap, criação da Comissão Técnica de Segurança de Testes de Impacto, alinhamento de parcerias com países da América Latina [Argentina e México] e também com a ACEA – European Automobile Manufacturers Association.

De todas as atividades correlacionadas ao Inovar-Auto, a mais importante foram os avanços conquistados pelo Grupo de Trabalho Especial de Inovação, de iniciativa da AEA em parceria com a ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento e das Empresas Inovadoras e a Inventta BGI – Consultoria em Inovação Tecnológica [na sequência, com apoio da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, do MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Sindipeças e USP], que se propôs a discutir os  impactos do novo regime automotivo, em especial quanto às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, que resultaram na criação do Manual de Boas Práticas, em fase final de confecção.

Segundo Megale, “a AEA está em fase final de compartilhar conhecimento por meio de manual técnico, instrumento imprescindível para dirimir questões relacionadas ao novo regime e, com isso, auxiliar as empresas no atendimento às exigências do Inovar-Auto, até outubro de 2017, prazo de submissão das metas de redução de emissões e de consumo por parte montadoras e importadoras que se habilitaram ao programa”.

No balanço 2014 da AEA, destaque também para a criação das novas Comissões Técnicas de Veículos Elétricos, Veículos Híbridos Pesados, Aldeídos para Motocicletas e Segurança para Testes de Impacto. Além disso, a criação dos Grupos de Trabalho de ORVR (Onboard Refueling Vapor Recovery) e de Acústica para Pesados.

Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada

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